Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida

Pouco antes de assumir seu mandato em janeiro de 2020, a prefeita Claudia López assumiu o compromisso de redesenhar uma importante via arterial de Bogotá, a fim de transformá-la em um corredor verde para a mobilidade ativa e sustentável. Para tanto, a prefeita também se comprometeu a promover um processo de planejamento com ampla participação social – uma tarefa um tanto intimidante em uma cidade com nove milhões de habitantes.

Conhecida desde o século XVI como Calle Real, a Avenida Séptima é considerada por muitos como a mais importante de Bogotá, estendendo-se por 23 quilômetros e atravessando a zona leste da cidade. Talvez seja a única via que percorre todas as faixas de renda do município, dos mais pobres aos muito ricos. Também é o espaço mais debatido na capital colombiana.

Ao longo dos últimos 70 anos, a Séptima se tornou um gargalo no trânsito da cidade, com seis pistas pelas quais os carros se arrastam a menos de dez quilômetros por hora. Mesmo com uma linha laranja demarcando uma faixa preferencial para os ônibus, o transporte coletivo não é prioridade na via e circula na mesma velocidade dos veículos. As bicicletas só recentemente foram contempladas com alguns avanços em termos de segurança e velocidade depois que a cidade reorganizou as prioridades na via, em março de 2020, com a implementação de ciclovias de emergência em resposta à pandemia Covid-19.

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 2 de 9
A Avenida Séptima no centro de Bogotá na década de 1930, com pedestres e bondes elétricos predominando entre os meios de transporte (Foto: Allen Morrison)

Desde 2000, foram sete tentativas de modernizar e redesenhar a Séptima, cada uma sendo bem-sucedida apenas em amargar ainda mais as relações entre a administração municipal e os moradores da avenida, que não viam suas necessidades refletidas nas propostas de redesenho. A última tentativa culminou em uma ação judicial movida por várias partes contra a cidade, no final de 2019, por falta de um processo de participação adequado por meio do qual a comunidade pudesse contribuir.

No início de 2020, quando anunciou o novo projeto de corredor verde, a prefeita prometeu um processo participativo abrangente para receber diretamente dos moradores propostas descrevendo quais mudanças gostariam de ver na avenida – com a única condição de que fossem priorizados meios de transporte “verdes”, como caminhada, bicicleta e modos elétricos. Historicamente, as vozes da ala mais rica da avenida, que tendem a clamar por mais acesso para os carros e motoristas, acabaram abafando as opiniões dos moradores de baixa e média renda, que representam 69% dos deslocamentos feitos na via e usando transporte público.

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 7 de 9
A prefeita de Bogotá, Claudia López, inaugura o processo participativo da Séptima Verde escrevendo “mais bicicletas, mais pedestres, mais felicidade, menos poluição, mais vida” em um mural coletivo para o qual as pessoas são convidadas a contribuir (Foto: Instituto de Desarrollo Urbano, Bogotá)

Em outubro, a cidade lançou a campanha Séptima Verde, uma ação abrangente convocando as pessoas a enviarem propostas escritas reimaginando a avenida. Como os meios de transporte sustentáveis deveriam ter prioridade, as propostas precisariam redistribuir o espaço viário existente, o que gerou um desafio para o engajamento da população. Sem uma representação visual clara, é difícil para os moradores enxergarem o que pode ser feito em uma via.

Foi aí que entrou o Streetmix, uma plataforma online open-source (de código aberto) que permite a qualquer pessoa com acesso à internet criar e editar ruas existentes usando ferramentas de arrastar e soltar elementos e um menu pré-configurado de opções de mobilidade. Lançado em 2013 como resultado de um exercício de programação cívica do Code for America, o Streetmix se tornou uma ferramenta valiosa tanto para planejadores urbanos experientes quanto para organizações comunitárias e o público em geral. Ao longo dos últimos anos, a NUMO, aliança pela Nova Mobilidade Urbana, apoiou e trabalhou com o Streetmix no desenvolvimento de gráficos para representar veículos autônomos, um indicador de capacidade das ruas (o número máximo de pedestres que podem se deslocar por hora nas calçadas) e um iniciativa de aprendizado de máquina para interpretar quão “alegre” é uma rua.

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 6 de 9
A página introdutória da versão oficial do Streetmix, plataforma que os usuários podem usar para redesenhar uma rua (fonte: www.streetmix.net)

Em outubro de 2020, por duas semanas, Bogotá fez uma parceria com a NUMO para criar no Streetmix (com a ajuda de programadores da TAK Colômbia) uma versão personalizada da Avenida Séptima para usar no processo participativo. Usando a plataforma, os participantes puderam criar e enviar suas próprias propostas de redesenho, indicando sua visão para 15 trechos ao longo da avenida medidos em escala e recriados online. Essa versão da plataforma também incluiu uma análise de emissões do Fórum Internacional de Transporte e estimativas de capacidade da Iniciativa Transformadora da Mobilidade Urbana (TUMI) para calcular as emissões de CO2 das mudanças propostas para a rua.

Durante as duas semanas de consulta, foram quase sete mil propostas de seis mil usuários, 91% das quais atenderam a todos os requisitos solicitados. O Streetmix salva cada proposta em código, o que permitiu à NUMO realizar uma análise precisa do que os participantes querem ver na nova avenida – de transporte coletivo a espaços para pedestres e ciclistas. Com essa análise, a cidade pode trabalhar com as ideias daqueles que de fato usam a avenida.

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 8 de 9
Uma das quase sete mil propostas enviadas para os 15 trechos selecionados ao longo da Avenida Séptima, muitas das quais priorizaram transporte coletivo e espaço para pedestres e ciclistas em detrimento dos modos individuais motorizados
Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 4 de 9
Uma das quase sete mil propostas enviadas para os 15 trechos selecionados ao longo da Avenida Séptima, muitas das quais priorizaram transporte coletivo e espaço para pedestres e ciclistas em detrimento dos modos individuais motorizados

Os resultados mostraram que os participantes deram prioridade para os modos ativos e compartilhados, criando modelos de rua que, no total, destinaram 56% mais espaço para bicicletas e skates e 74% mais espaço para o transporte coletivo do que o desenho original, além de reduzir o espaço destinado aos automóveis particulares em 19%. No geral, as propostas representaram uma redução média de 6% nas emissões para a avenida e de até 26% em um único segmento analisado. Os participantes indicaram sua preferência por aumentar a capacidade priorizando os modos ativos e o transporte coletivo. Além disso, 248 propostas incluíram veículos autônomos, indicando a abertura da população de Bogotá em relação a mudanças e inovações nesse sentido.

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 3 de 9
Análises quantitativas das propostas de redesenho comprovaram que as pessoas gostariam de mais espaço para pedestres, ciclistas e para o transporte coletivo (Imagem da análise da NUMO)

Graças ao Streetmix, muito mais moradores participaram dessa última tentativa de Bogotá de redesenhar a Séptima Verde. A cidade agora está usando as ideias recebidas, juntamente com informações relevantes provenientes do trabalho de engenharia realizado no ano anterior, para preparar os projetos finais. Quanto ao Streetmix, a plataforma planeja mesclar as ruas no modelo já existente, para que qualquer um que queira continuar redesenhando e reimaginando trechos da Séptima tenha a possibilidade de fazê-lo.

Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida - Imagem 9 de 9
Uma das propostas, enviadas por um participante de 10 anos, incluiu espaço para pedestres, ciclistas, transporte coletivo, tapetes mágicos e área de alimentação. Note-se que os carros não integram a proposta.

A experiência de Bogotá pode servir de exemplo para outras cidades repensarem a distribuição do espaço e o desenho de sua infraestrutura para criar ambientes mais seguros, sustentáveis, justos e alegres para as pessoas. O sucesso dessa fase do processo de redesenho da Séptima Verde mostra que é possível envolver melhor os moradores na remodelação dos espaços urbanos para construir ruas e cidades onde as pessoas realmente queiram viver. E podemos nos divertir no processo, como no caso das 235 propostas que incluíram pelo menos um faixa para tapetes mágicos.

Via WRI Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Carlos Pardo. "Como Bogotá está incorporando 7 mil propostas da população no redesenho de uma avenida" 09 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/956128/como-bogota-esta-incorporando-7-mil-propostas-da-populacao-no-redesenho-de-uma-avenida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.